segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Imagens

Velho testamento - Tempo da Lei

Passagens onde Deus manda fazer algum tipo de imagem

Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
Êxodo 25:18-19

  • Os querubins estavam na arca da aliança, onde estava a presença de Deus.

E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia..
Números 21:8-9

  • Deus manda fazer uma imagem da serpente que simbolizava Jesus.

Assim vemos que nem uma imagem foi construída se não para representar a Deus e em nem um dos casos tal imagem era adorada ou venerada, com a seguintes citações vemos que qualquer outro tipo de imagem e uma obominação. Também devemos levar em consideração que estamos no tempo da Graça e não mais no tempo da Lei, onde não foi dito nem uma vez para fazer imagens, pois Deus é Espirito.

Passagens onde Deus abomina a confecção de qualquer tipo de imagem

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Deuteronômio 5:8-9

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:4-6

Lançareis fora todos os moradores da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pinturas; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos;
Números 33:52

Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso.
Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura.
Salmos 78:57-58

Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata..
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.
A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Isaías 40:17-25


Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Isaías 44:9

Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. 
Isaías 45:20

Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos.
Jeremias 50:38

Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?
Jeremias 8:19



Novo testamento - Tempo da Graça

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:24

Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo 1 Corintios 3:16-17


Nós não precisamos fazer imagens, pois temos Jesus dentro de nós... isso é muito precioso, não precisamos discutir se deve-se ou não fazer imagens, o fato é que Deus se tornou carne e morreu por nós para que pudéssemos ter livre acesso a Ele, uma imagem pode desviar a nossa atenção de Jesus que é Espirito, nada mais importa.

Tenha um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário